2.8.06

OTA: postos de trabalho

A empresa que projecta o novo aeroporto de Lisboa, a NAER SA, divulgou hoje em Azambuja que estima que nos concelhos envolventes ao aeroporto venham a ser criados 28 mil postos de trabalho.

De acordo com uma exposição inaugurada hoje pela NAER em Azambuja, o futuro aeroporto potenciará a criação de 28 mil postos de trabalho na área envolvente e outros tantos empregos directos na data da abertura.
Portanto, directos e indirectos, 56 mil postos de trabalho! Mas será que estes senhores nunca ouviram o provérbio popular de que "não se devem colocar todos os ovos no mesmo cesto"?

O que aconteceria se, em alternativa a um investimento de 3 mil milhões de euros, fossem criadas três mil empresas com capital social de 1 milhão de euros? Supondo que cada uma contrataria, em média, apenas 20 trabalhadores teríamos 60.000 postos de trabalho directos!

E, ainda, o risco de investimento estaria distribuído por centenas de sectores de actividade e não, como acontecerá no aeroporto da OTA, por apenas um negócio.

Adenda: os privados percebem muito bem o conceito dos cestos de ovos; essa é a principal razão porque não avançam sozinhos no investimento deste duvidoso projecto...