22.3.06

Ameaça ao investimento

o Parlamento [francês] aprovou uma lei que pode travar o domínio da [Apple] no mercado da venda de música online, no qual detém uma quota de 70%. A nova lei obriga a Apple a permitir que os seus ficheiros de música sejam lidos por outro tipo de programa que não aquele que a empresa comercializa - o programa de computador iTunes apenas fornece músicas para os iPod. A legislação afecta também as concorrentes Microsoft e Sony. Ao contrário do que acontece até agora, todas terão de deixar de usar o sistema de protecção e permitir que as músicas vendidas na Internet tenham um formato aberto. E terão de fornecer um código que permita a conversão para outro formato.
A Apple investiu milhões para desenvolver um sistema funcional e atractivo para os consumidores. A maioria destes, conhecedores das restrições tecnológicas do programa iTunes, decidiram, mesmo assim, de livre vontade, adquiri-lo.

Agora o Governo francês veio destruir o investimento da empresa americana. Da próxima vez que uma empresa de software desejar desenvolver num sistema proprietário tem pensar duas (três) vezes. Talvez acabe por não investir...

Adenda: ler post do AA sobre o assunto.