Comunismo, socialismo e social democracia
Após o feedback positivo recebido foi criada uma nova sondagem na coluna da direita.
Quanto à questão colocada, a minha resposta seria não, visto que me parece que tanto o comunismo como a social democracia são variantes de socialismo e que não é possível identificar um "socialismo" de referência à direita do qual estivesse a social-democracia e à esquerda do qual se posicionasse o comunismo.
É por isso que, em Portugal, PS e PSD partilham no essencial o mesmo posicionamento de esquerda social-democrata, por muitos esforços que sejam feitos no sentido de inventar distinções entre os dois a nível ideológico (o PSD como partido de centro, o PSD como partido "inter-classista", o PSD como partido reformista, o PSD como especificidade portuguesa, etc). É certo que há muitos militantes e simpatizantes do PSD que não se reconhecem na social-democracia. É provavelmente verdade também que o PSD, na actual conjuntura partidária nacional, é o partido com melhores condições para albergar liberais e conservadores. Mas o problema de fundo permanece, e só poderá ser resolvido com uma profunda reestruturação doutrinária no PSD ou pelo aparecimento de uma alternativa credível e sustentada à sua direita.
Adenda: Por sugestão do insurgente (e vitoriano) Luís Silva, e após ponderada aprovação do Grande Conselho Insurgente, o melhor comentário sobre o tema da sondagem será aqui publicado como post, o que poderá ser visto como um prémio ou como uma penalização dependendo do apreço que o comentador contemplado tenha por este humilde blog.
por André Azevedo Alves @ 9/16/2005 08:46:00 da tarde
<< Blogue