6.8.05

Infantilidade

Portugal tem de ter a ambição de desempenhar o papel que está ao seu alcance no quadro da UE e a nível mundial, sob pena de se remeter, inexoravelmente, à posição de zona mais marginal e deprimida da Península Ibérica.
(...)
Portugal apresenta hoje, face à vizinha Espanha e face à UE em geral, grandes insuficiências que, a não serem rapidamente ultrapassadas, impedirão irremediavelmente o seu desenvolvimento.

(in DN, via Blasfémias)

Como uma criança mimada, Lino viu o novo brinquedo dos vizinhos e também quer um. Para ele não lhe interessa que os pais digam que não têm dinheiro para mais brinquedos. Ele bem tenta explicar a utilidade destes mas, tendo chumbado a matemática, não consegue apresentar os necessários cálculos justificativos. Logo, é natural que os pais desconfiem do discurso do Lino. Afinal, antigos brinquedos estão a ganhar pó na arrecadação porque o seu uso real nunca foi o que o Lino prometeu ser.

Lino continuará a invejar os vizinhos. No entanto, se os seus pais mostrarem agora firmeza talvez ele possa, no futuro, dar mais valor à opinião de quem realmente trabalha para o sustento da casa.