8.3.05

Quo Vadis, América do Sul?

Algo se está a passar na América do Sul e o que quer que seja não prenuncia nada de bom para os seus povos. Não que a América do Sul tenha tido no passado bons governos, penso que toda a gente se lembra das ditaduras sul-americanas, brutais e pouco inteligentes, mas a democratização que entrentanto se assistiu nos últimos 20 anos deixavam prever um melhor futuro. No entanto, hoje não me parece que as perspectivas sejam tão optimistas.

Por um lado, o que se passa na Venezuela é no mínimo preocupante, pois Chávez quer agora começar uma reforma agrária do tipo que nós conhecemos (e conhecemos também os seus resultados). Aliás, Mugabe recentemente reconheceu o falhanço de uma experiência semelhante.

Será que vamos ter novas experiências socialistas radicais, bem depois de estar provado o falhanço do socialismo real?

Agora é a Bolívia que não encontra a estabilidade, com o seu actual presidente, Carlos Mesa a demitir-se graças às movimentações tipo PREC (para pior) de Evo Morales (mais um "Chávez" em pperspectiva?). Há quem suponha que Chávez não está inocente na destabilização da Bolívia (um blog venezuelano, The Devil's Excrement, diz que há rumores, não provados, de que Chávez financia Morales.