Rivoli...
Esta semana houve muita agitação e muito emoção em redor de um simples acto de gestão da Câmara do Porto: a concessão a privados da exploração do Rivoli. Levantaram-se logo vozes contra o mercantilismo, o economicismo e quejandos. Lamentou-se logo a falta de uma política cultural para o Porto (que talvez não haja mesmo neste momento, mas, para mim, uma política cultural não se faz de subsídios para uma clique de pseudo-intelectuais e pseudo-elites). Fez-se um abaixo-assinado. Sinceramente não percebo tanto barulho...
Rui Rio cometeu algum crime? Para alguns, sim... um crime lesa-cultura. Mas será mesmo? É que quando ouço esta gente falar em cultura, gostava que eles explicassem de que "cultura" falam. É que tenho a impressão de que não falamos da mesma coisa (e não me acusem de economicista e outras coisas que tais, pois eu de economia ou gestão até nem percebo muito, aliás até sou de Letras). Também não sou daqueles que coloque a cultura num patamar para além da compreensão do comum mortal, só ao alcance dos eleitos (não tenho muito tempo para uma definição de cultura, mas, fica aqui já prometido que voltarei a falar de cultura e também do conceito de cultura que partilho).
Mas o que me leva a escrever este texto foi ter conhecido através d'a Baixa do Porto uma menção a este texto anónimo miserável. Tenho a certeza que muita gente que assinou esta petição de modo algum subscreve este texto pretensamente humorístico.
por Rui Oliveira @ 7/28/2006 11:17:00 da tarde
<< Blogue