25.7.06

Barril de crude a 100 dólares? (2)

Em pouco mais de sete anos, pagámos mais 63 dólares por cada barril; contudo, este aumento não se reflectiu na economia mundial.

Esta semana, «The Wall Street Journal» explicava que, de acordo com as contas da Agência Internacional de Energia, por cada aumento de 10 dólares no preço, a economia mundial deveria perder um ponto percentual no crescimento ao longo de dois anos. Como o barril cresceu mais de 60 dólares, o impacto deveria ter sido devastador. Mas nada disso aconteceu.

Esta anomalia na economia é explicada pela queda que se verificou no mesmo período nas taxas de juro, que atingiram os valores mais baixos de sempre nos EUA e na Europa. As famílias não sentiram o preço do petróleo ao refugiarem-se no dinheiro fácil e barato que as taxas de juro lhes permitiram. A economia continuou a crescer, motivada pela manutenção da procura das famílias, iludidas pelas baixas prestações do crédito.
Faltou explicar, de forma mais pormenorizada, que entidades estatais iludiram as famílias americanas e europeias.

PS: o impacto do aumento do preço não teria sido "devastador" para a economia porque parte do crescimento económico verificado é, usando as palavras do autor, uma ilusão.