29.6.06

Ocupar território

Segundo uma sondagem Correio da Manhã/Aximage, 20,6 por cento dos inquiridos classifica as políticas seguida pelo Governo de centro-esquerda, a que acresce 12,9 por cento que aponta uma classificação mais à esquerda. Tudo somado, 33,5 por cento de portugueses acredita que o Executivo se orienta por uma estratégia política de centro-esquerda e de esquerda, contra 27 por cento que o colocam no outro pólo do espectro político, o de centro-direita e de direita. O que não deixa de ser surpreendente, dado que o PS é um partido conotado com a esquerda e centro-esquerda.

[Correio da Manhã]
No início do ano escrevi o seguinte:
Com o PS "obrigado" - pelos eleitores e conjuntura económica - a mover-se à direita, [o PSD e CDS-PP] encontram-se, hoje, perante o dilema de manterem a sua base ideológica agora ocupada pelo PS (políticas socialistas com gestão equilibrada do Orçamento de Estado) ou, alternativamente, moverem-se eles próprios para uma opção mais liberal de Estado.

No PSD penso que existem demasiados militantes agarrados ao poder político e ao que este pode fazer pelas suas carreiras. Haverá, por isso, uma enorme resistência à defesa de políticas mais liberais não só porque lhes é "profissionalmente" inconveniente mas também porque se trata de terreno desconhecido.
O Governo de Sócrates prepara-se para ganhar as eleições legislativas de 2009 ocupando parte do "território" ideológico do PSD. À semelhança do que Tony Blair fez no Reino Unido.