O "fotógrafo" estatista
Em recente post, Vital Moreira [VM] "fotografa" duas realidades económicas distintas (Dinamarca e Índia) e retira daquelas importantes - mas erradas! - conclusões. Esta metodologia estática de análise não é exclusiva de VM. Em maior ou menor grau, todos os estatistas a usam.
Uma fotografia captura determinado momento que nunca mais se irá repetir. Não representa, por isso, a realidade.
Para VM, o nível de impostos determina o "volume e qualidade dos serviços públicos". Maior carga fiscal, mais e melhores serviços públicos. VM compara, por isso, o dia da liberdade de impostos da Dinamarca (205 dias) com o da Índia (74 dias) para levar o leitor a concluir que a diferença da qualidade de vida entre os cidadãos dinamarqueses e indianos deve-se a diferenças do montante de impostos cobrado.###
Então, seguindo a lógica de VM, a solução para os indianos parece ser simples: aumentem os impostos... Mas as percepções iniciais podem enganar! Dinamarca e Índia têm diferentes níveis de PIB per capita. Logo, para os indianos poderem ter acesso a equivalentes serviços públicos, o rendimento disponível destes seria, comparativamente aos dinamarqueses, muito menor.
Verifica-se, assim, que as "fotografias" de VM nem sequer conseguem retratar determinado momento da realidade. Estão desfocadas...
A realidade está, no entanto, em constante mutação. Para a melhor retratar VM necessitaria, portanto, de uma "máquina de filmar".
E, vendo todo o "filme", constatamos que a Velha Europa - "fotograma" a "fotograma" - perde competitividade para países como a Índia. A questão é saber se o crescimento económico da Índia poderia ser superior se a sua carga fiscal fosse maior. Infelizmente para estatistas como VM, a história diz-nos o contrário.
VM conclui o seu post com a seguinte frase [destaque do autor]:uma coisa é certa: menos impostos significariam menos (ou piores) serviços públicos.
Caro VM, tomei a liberdade de o corrigir: uma coisa é certa: menos impostos significariam mais (e melhores) serviços privados.
Nota final: até os americanos começam a preferir os serviços privados de saúde indianos!!!
por BrainstormZ @ 6/02/2006 07:38:00 da tarde
<< Blogue