2.2.06

Criticar os liberais é belo mas a realidade é complicada (3)

Quanto às contas sobre a sra. Thatcher que me ofereceram para provar o contrário do que eu disse, não provam nada - ou provam o que eu disse. Peço desculpa.

Ora VPV havia escrito:

Em percentagem do PIB, a sra. Thatcher aumentou, não diminui, a despesa com o Estado-Previdência. E não aumentou pouco, aumentou muito.

Tanto eu como o FCG, recorrendo (provavelmente num estado de fúria incontida) a fontes diferentes, demonstrámos que esta afirmação está factualmente incorrecta.

Os últimos dados homogeneizados sobre despesa pública agregada disponibilizados pelo HM Treasury (com base em deflatores calculados a partir de dados de 2005 do Office of National Statistics) reforçam ainda mais a falsidade do lugar comum (que por ser comum não deixa de ser falso...) sobre o alegado despesismo dos governos da nossa estimada Baronesa:

Total Managed Expenditure as percentage of GDP

1979-80: 44,8%
1989-90: 39,7%
1990-91: 40,0%


Despesas geralmente associadas à designação "Estado-previdência" em % do PIB*

1982-83: 24,8%
1990-91: 22,2%

No entanto, tendo em conta a humildade demonstrada e também esta reflexão sobre a democracia participativa, está desculpado.###

*Nota técnica (safety warning: very boring material ahead): Os dados para a despesa social foram calculados por mim a partir de dados homegeneizados, somando as rubricas Social Security, Health and Personal Social Services, Education e Housing. 1982-83 é o primeiro ano da série usada nos cálculos. Recorrendo a outras séries, é possível afirmar com segurança que o valor das despesas sociais em percentagem do PIB no ano fiscal 1979-80 foi mais baixo do que no de 1982-82. Em qualquer caso, essa diferença nunca seria suficiente para permitir afirmar que as despesas sociais em percentagem do PIB aumentaram substancialmente entre 1979 e 1990. Estará apenas em questão saber se a despesa social em percentagem do PIB diminuiu ou aumentou marginalmente diminuiu ou aumentou marginalmente. A hipótese de que terão diminuído ligeiramente no período 1979-90 é corroborada por Hills nos dados apresentados em Inequality and the State, publicado em 2004.


Background reading:

Liberalismo, n'O Espectro.

Criticar os liberais é belo mas a realidade é complicada (1) e (2), n'O Insurgente.

VPV e Liberalismo, no Blue Lounge.

Podem os liberais voar?, no Portugal Contemporâneo.

O "legado Thatcher" e as estatísticas, no Insurgente.