22.2.06

As novas universidades de gestão

Aberto para o Negócio (Open for Business no original) é o nome desta nova expansão [do Sims 2 da Electronic Arts], que oferece a possibilidade de explorar um amplo leque de negócios, de cadeias de restaurantes a lojas de electrodomésticos, salões de beleza a floristas, lojas de vestuário e até um comércio feito por medida, i.e. segundo os devaneios de cada jogador.

Tudo - quase - é permitido neste novo pacote de expansão: o jogador é o gestor - decidindo que pessoal contratar; o treino a dar a cada funcionário à medida que a empresa cresce; a selecção de talentos para projectos mais sofisticados, como fazer brinquedos, renovar a florista ou contruir robôs; e até quem é despedido, tal como na vida real, de modo a reduzir custos e tentar salvar a empresa. Ou a reputação. Ou o jogo, neste caso.


Os jogos, apesar de tentarem replicar a realidade, têm limitações. Assim como qualquer curso superior!

Com o progressivo desenvolvimento tecnológico (e criativo) dos jogos de estratégia é possível assimilar, num ambiente de entretenimento, importantes lições de empreendorismo. Pode estar próximo o dia em que estas realidades virtuais substituam (ou complementem) os actuais cursos superiores de gestão. Entretanto, aqui ficam outras sugestões: