8.11.05

O fiasco francês

Há um outro fiasco francês que é em parte responsável pelo acréscimo da violência urbana (...). Refiro-me ao fracasso da integração. Aliás, esta vergonha deve-se em parte à concepção errada de ensino que prevaleceu no decurso dos últimos trinta anos do século XX, que se poderiam designar como os anos dos derradeiros espasmos ideológicos. As consequências nefastas desta concepção foram ainda agravadas pelo medo ostensivo dos responsáveis pela educação de que lhes chamassem racistas se prescrevessem aulas especiais, pelo menos no princípio dos estudos, para os alunos imigrantes, ou para os filhos de imigrantes, para quem o francês não fosse a língua materna nem instrumento habitual de comunicação. O pretexto deste absurdo em termos pedagógicos foi o de evitar qualquer espécie de discriminação em relação aos demais alunos. Foi precisamente assim que se organizou e instalou definitivamente essa tão temida discriminação. Por falta de bases sólidas, os alunos africanos e os originários da região do Magrebe foram irremediavelmente condenados ao insucesso escolar. Quando falamos de instrução, a qualidade do ponto de partida é crucial. O insucesso escolar provocado pelas autoridades “pedagógicas” e politicas, forneceu, e continua a fornecer, os recrutas para os bandos de delinquentes de “bairro”.

REVEL, Jean-François, Obsessão Anti-americana, Lisboa, Bertrand Editora, 2002, pp. 115 e 116.

As causas do que está a acontecer em França, estão muito bem explicadas neste livro de Revel, cuja leitura se tornou, uma vez mais, imprescindível.