7.11.05

Diálogo e prevenção

é fundamental o poder político e a comunidade não perder laços de diálogo com os responsáveis islâmicos que, melhor do que ninguém, são as pessoas mais bem colocadas e preparadas para desmistificar o discurso de redenção dos fanáticos.

Por outro lado, para os nacionais franceses, tendo em conta o peso de algumas forças políticas gaulesas, é de esperar o regresso do discurso xenófobo, que procurará, uma vez mais, instar nos franceses uma visão de ódio aos imigrantes. Como se estes não fossem essenciais para comunidade. Pretendendo, as palavras inflamadas e demagogas, transmitir a ideia do estrangeiro como uma ameaça para a segurança e prosperidade nacionais.

Uma faca de dois gumes. Os fanáticos, de um lado, e os xenófobos do outro. Saber controlar estes dois extremos é de importância capital para a estabilidade social, cultural, económica e política, francesa e europeia.

CMC


e ainda:
Compete ao [Alto-Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas] agir de forma preventiva junto das comunidades para evitar que assuntos complexos, eventualmente geradores de conflitos, tenham de vir a ser resolvidos no âmbito dos Assuntos Internos ou da Defesa.

Em Paris estão patentes os resultados dessa não prevenção.

Tivessem feito a monitorização para levantamento dos sinais envolvendo na solução dos problemas as comunidades de onde são oriundos os jovens que vandalizam e aterrorizam principalmente essas mesmas comunidades e hoje seria mais fácil controlar os desordeiros.

LNT