Grrrrr....CDLXIII
Como escreve o Antonio Amaral no Arte da Fuga, Cultura é mais que Arte, mas concentremo-nos nesta.
Os posts e comentarios àcerca do ultimo Noites à Direita interessam-me até por razões profissionais. Estou, obviamente, com o grrr... do nosso LA e com a Miss Pearls nos comentarios que fizeram sobre o debate. Parece-me às vezes que este se concentra demasiado no lado da procura e menos que o devido do lado da oferta. Quem é a favor das subvenções e subsidios estatais tende a reivindicar a possibilidade, dos que menos podem, ao acesso à cultura (e bem) a melhores preços. Quem é contra (mesmo aflorando o lado da oferta) tende a chamar a atenção para a injustiça relativa de os maiores beneficiarios da oferta subsidiada serem os que mais podem pagar (e com razão).
A mim preocupa-me pouco este lado da discussão, porque não me parece dificil ser resolvido pelo mercado e interessam-me muito mais os efeitos do lado da oferta, provocados pelos subsidios e apoios do estado aos produtores de arte. Eh deste lado que são criadas as maiores distorções, porque não ha ninguém, nem nenhum pequeno grupo de burocratas que tenha o direito, a sensibilidade ou a sabedoria suficientes para decidir o que deve ou não ser acessivel a cada um de nos. A informação e o conhecimento são bens escassos. Ao subsidiar A e não apoiar B, o estado estah objectivamente a duplicar uma injustiça relativa, para o criador e para o consumidor, quando se não o fizesse correria apenas o risco de permitir (o que não acredito que acontecesse) essa injustiça relativa do lado da procura.
Incomoda-me muito mais a perca de talentos, inovação e criatividade por concorrência desleal, que a falaciosa injustiça relativa no acesso à Arte.
Adenda: Hoje Sabado, dia 24 de Setembro abrem com novas exposições todas as galerias da Rua Miguel Bombarda no Porto, gratis. Inaugura também um novo restaurante, o Guernika. Não percam, a partir das 16 horas.
Adenda II: O "h" na falta de acentos é copiado dos posts do AAA :-)
por Helder Ferreira @ 9/24/2005 01:39:00 da manhã
<< Blogue