Quando somos emigrantes
Em período eleitoral, a BBC reporta sobre os imigrantes em Inglaterra recorrendo ao exemplo portugueses que aí procuram melhor vida.
Por lá encontramos os mesmos temores de os estrangeiros roubarem trabalho aos locais e de beneficiarem de apoio social por parte do estado, em situação preferencial e à conta do dinheiro dos contribuintes ingleses. O governo refuta esta percepção:
The Government disputes the suggestion foreign workers constitute an economic burden, arguing the taxes they pay exceed the value of the benefits they receive by billions of pounds.A entrada de trabalhadores estrangeiros (muitas vezes especializados) existe porque a procura não é satisfeita pela oferta feita pelos desempregados locais, que não detéem ou as capacidades necessárias ou não estão vendedores de trabalho ao preço proposto pelos empregadores (como é o caso relatado dos trabalhadores agrícolas na Alemanha). Completamente esquecido, em época eleitoral, fica o efeito positivo na economia por se obterem factores de produção mais baratos e muitas vezes aumentando a produtividade face aos recursos locais.
<< Blogue