Os culpados do costume
Um relatório da Comissão Europeia atribuiu aponta as empresas como tendo a culpa pelo fraco crescimento na zona Euro. O estudo indica que as empresas preferem distribuir dividendos aos accionistas ou comprar acções próprias (o que - fiscalidade à parte - vai dar no mesmo) a investir em tecnologia ou na criação de novos postos de trabalho.
A acreditar na notícia (não tive acesso ao referido relatório) esta Comissão Europeia, apesar das recorrentes acusações de neo-liberalismo enferma dos mesmos preconceitos contra o lucro e os accionistas que qualquer socialista. Na suas habituais ominisciência e autoritarismo, a Comissão parece saber para onde é que as empresas devem canalizar os seus fundos.
A Comissão parece também não se dar conta que as suas políticas regulatórias desencorajam os empreendedores favorecendo quem já está no mercado e quem prefere agradar ao poder políticos em vez dos clientes. As recentes tentativas (por enquanto não concretizadas) de controlar os movimentos de capitais e de por fim ao sigilo bancário também encorajam a migração do capital para outras paragens. É claro que é sempre melhor culpar os outros pelos nossos erros...
por Miguel Noronha @ 4/19/2005 12:28:00 da tarde
<< Blogue