12.9.06

Salvador Allende e o outro 11 de Setembro

A tomada de Poder pela Junta Militar naquela data, terminou um processo político, liderado pelo Partido Comunista do Chile e pelos movimentos de Extrema-Esquerda seus parceiros, que era a implantação naquele país andino de uma ditadura do proletariado.

(...)

Salvador Allende e o Governo de Unidade Popular por ele apoiado, representam a falência de um modelo político-ideológico. Dramaticamente, hoje em dia esse projecto de índole totalitária está a repetir-se na Bolívia, liderada por Juan Evo Morales Ayma, e na Venezuela, com Hugo Rafael Chávez Frias. As consequências, já visíveis, trarão àquela região a maior instabilidade política. O caos volta a estar instalado!

Mas, no fundo, Salvador Allende foi um idealista que se deixou ultrapassar pelos acontecimentos. O seu Partido Socialista e a Democracia Cristã de Frei são também cúmplices na tragédia que se abateu sobre o Chile.

A sociedade civil revoltou-se e os militares, compreendendo o sentir do Povo, sublevaram-se. Salvador Allende é, simultaneamente, autor e réu. Paz à sua Alma.