18.5.06

Fringe benefits dos pobres

Um dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas do Sul, afirma que várias empresas industriais da região deSetúbal lavam impostos e contribuições para a Segurança Social com ajudas de custo falsas, segundo refere o jornal Notícias da Manhã esta quinta-feira.
###Provavelmente é verdade. Não são só as grandes nem as de Setúbal. É a maneira encontrada por milhares de empresas e de trabalhadores para pagarem e receberem salários mais ou menos decentes sem que os custos do trabalho se tornem incomportáveis. Já agora podiam queixar-se também do subsídio de refeição e dos seguros de saúde. Só são diferentes porque alguém decidiu que o são, mas não deixam de ser rendimento.
A situação, que Américo Flor denuncia como sendo de «evidente fuga aos impostos, através do sistema das ajudas de custo falsas, …
«Há trabalhadores nestas empresas que têm tanto de salário como de ajudas de custo no recibo do vencimento e, por vezes, até ganham mais em ajudas de custo do que em salário»…
Ainda bem para eles. É a maneira de terem maiores rendimentos, por pequenos que sejam.
…, acrescentou Américo Flor, assegurando que o sindicato está em condições de «provar todas as acusações que tem feito sobre esta matéria».
Não é preciso nenhum Sherlock Holmes para o provar.
De acordo com o sindicalista, trata-se de uma situação que tem sido repetidamente denunciada à Inspecção de Trabalho e aos serviços de fiscalização das Finanças e da Segurança Social, …
E a Inspecção do Trabalho sabe-o, como o sabe a Segurança Social. Só que a opção alternativa é o aumento do desemprego, o fecho de empresas e nesse sentido todos olham para isto como uma espécie de non taxable fringe benefits dos pobres.