2.1.06

Um libertarian na Igreja Romana? Muitas dúvidas sobre Juan de Mariana

"Juan de Mariana foi um liberal e um percursor dos clássicos e é, também, entre outros, um excelente exemplo para contrariar os fanatismos obscurantistas que pretendem reduzir a instituição que é a Igreja Católica, a sua História e os homens que a fizeram, nas perseguições da Inquisição."
O propósito do post é digno de aplauso, ainda para vais vindo de um não católico.

Na sequência da leitura deste post, fiz algumas pesquisas na Catholic Encyclopedia de 1917 e recorri à única obra de Juan de Mariana que se encontra publicada na Internet: A Treatise on the Alteration of Money.

Por muito que eu queira fazer coro com a conclusão acima citada, não posso deixar de referir que:

  1. Algumas das opiniões de Juan de Mariana citadas no post (e no texto de Jesus Huerta de Soto indicado como referência) não são compatíveis, nem nunca foram compatíveis, com a doutrina da Igreja. Falo, nomeadamente, da posição atribuída a Juan de Mariana sobre:

    .
  2. Algumas das opiniões de Juan de Mariana referidas neste livro não seriam aceitáveis por muitos libertarians, em particular a sua defesa da imposição de impostos sobre a importação de ’bens de luxo’ e da confiscação parcial de bens das vítimas das burlas perpetradas por funcionários do fisco (último capítulo do livro).

  3. Pelo menos uma das opiniões dos escolásticos espanhóis citadas no texto de Jesus Huerta de Soto é, aparentemente, citada fora do contexto; faz-se uma leitura moderna do conceito escolástico de ‘justo valor’:
    "common estimation" was a traditional scholastic way of discovering a just price. Common estimation was the common opinion of men in general as to what was a reasonable price, and though it might in many cases be based in part on factors that included certain market forces, such as the "abundance or scarcity" of the item in question, the important point to recognize is that common estimation and the market price of Austrian or neoclassical economics do not mean the same thing. That is, even if in some cases they might coincide, they do so for different reasons.