2.1.06

JCN no DN: Complexo de esquerda...

  1. ...ligam à retórica ideológica e não à eficácia concreta. O que interessa são "direitos adquiridos", "conquistas inalienáveis", mesmo que isso atrase o de-senvolvimento e aumente a pobreza e o desemprego.

  2. ...Na análise económica os disparates são esmagadores.

    • ...A imperiosa luta contra o capital e a visão conflituante da empresa são impostas independentemente dos reais interesses dos trabalhadores. Essa fúria espanta o capital nacional e externo e contribui poderosamente para a paralisia e atraso.

    • A defesa da intervenção do Estado, toda paga com impostos dos trabalhadores, tem criado e mantido enormes desperdícios e abusos.

    • A ignorância das radicais mudanças recentes, por exemplo na natureza do capital, leva-os a atacar a poupança dos pobres, que compõem os famigerados fundos mobiliários que popularizaram o mercado financeiro.

    Estas não são questões de opinião. São simples erros técnicos.

  3. ... virou proteccionista numa luta míope e retrógrada contra a globalização...A abertura dos têxteis chineses, por exemplo, beneficiaria muito todos os pobres nacionais, que se vestiriam muito mais barato. Porquê insistir na manutenção de indústrias obsoletas e dispendiosas?

  4. ...a recente opção da esquerda na luta contra a família.

    ...os mais desfavorecidos precisam de uma política clara de apoio à família, a mais antiga e segura forma de segurança social. Mas esta é a única medida omitida no palavroso programa do actual Governo socialista.

  5. Finalmente, surge a velha opção da esquerda contra a religião.
Por todas estas razões mantenho a discordância. Mas sinto que não sou de esquerda por razões de esquerda.