18.1.06

A importância de ser estrangeiro

A Ikea propõe-se investir 450 milhões de euros em Portugal até 2010, num plano de expansão que criará 1650 postos de trabalho directos em áreas comerciais e industriais. O memorando de entendimento com a Agência Portuguesa para o Investimento foi ontem assinado em Ponte de Lima, na presença do primeiro-ministro e do ministro da Economia. Por definir está ainda a localização exacta da fábrica que o grupo sueco pretende construir no país, sabendo-se apenas que será na região Norte.

(...)

Basílio Horta, presidente da API , questionado sobre os incentivos concedidos à Ikea para que escolhesse Portugal para a localização do seu complexo industrial em detrimento de outros países, nomeadamente Espanha, referiu apenas que serão concedidos apoios à formação profissional e benefícios fiscais por um período de dez anos em função da rentabilidade da fábrica. E acrescentou, citando a lei "os incentivos globais não podem nunca ultrapassar os 15% a 20% do investimento total".

Já o ministro da Economia, Manuel Pinho, sublinhou a importância da captação de investimento directo estrangeiro, classificando-a mesmo como uma "questão de vida ou de morte" para a dinamização da economia "porque este é o tipo de investimentos que vai permitir grande parte das transformações estruturais que necessitamos".
O ministro Manuel Pinho tem razão. É realmente uma "questão de vida ou morte": vida para a subsidiada IKEA e morte para a concorrência (entre outros, a Moviflor) que têm de financiar, via impostos, estes investimentos "estruturais"...