6.1.06

A idade de Soares passou a ser relevante? (2)

Sábado: Já disse que só faria um mandato, por causa da idade. Se a meio sentir que começa a perder capacidades, o que faz?

Mário Soares: Bem, as pessoas quando perdem capacidades normalmente não dão por isso (risos). Mas a pergunta tem sentido. Sou muito introspectivo e os médicos dizem que sei diagnosticar bem, quando me queixo digo precisamente o que sinto. Se sentir que as minhas capacidades estão a decrescer, que não estou a ter a paciência e a capacidade de leitura que tenho, de reflexão e de escrita, se começar a sentir-me diminuído por alguma razão, é evidente que isso me põe um problema de consciência. E isso seria a renúncia, naturalmente. Mas não espere que isso aconteça, porque tenho o exemplo do meu paique morreu com 92 anos e até ao fim esteve lucidíssimo.

Sábado: O que lhe deu para dizer na televisão que o líder do CDS-PP era deputado do PS?

Mário Soares:Foi um lapso. Era para dizer: do Partido Popular Europeu. Não é uma questão de idade, todos temos lapsos. Mas saiu aquilo e só reparei quando me chamaram a atenção. Dizer, como ele, que o socialismo está paredes meias com o terrorismo é uma loucura. O socialismo sempre foi pacifista.
Lapso? Sugiro apenas que leiam a transcrição da notícia e/ou vejam o video.

PS: a imagem reproduzida está no canto inferior esquerdo da capa da revista Sábado.