Ladrões de comboios
A CP - Comboios de Portugal encontra- se em falência técnica, de acordo com o relatório do Tribunal de Contas (TC) da auditoria realizada este ano à empresa.
Se a CP fosse uma empresa privada a consequência mais provável seria o seu encerramento. Se se quisesse manter em actividade teria de enfrentar duras negociações com os credores e/ou procurar encontrar novos financiadores e accionistas. Como não este é o caso, o accionista Estado fará um aumento de capital com o nosso dinheiro (quer o desejemos quer não) que lhe permitirá manter a actividade até que a "boa gestão" estatal a coloque novamente em situação de falência.
A auditoria incidiu sobre os exercícios económicos de 2002, 2003 e 2004 e na informação disponível até Abril deste ano, explica o relatório.
"De acordo com os critérios normalmente usados, a CP encontra- se em falência técnica, não cobrindo, com o valor contabilístico dos activos que possui, as dívidas a terceiros (bancos e fornecedores)", afirma o TC.
Esta situação resulta dos "sucessivos e substanciais défices de exploração e do elevado nível de endividamento contraído para os absorver", adianta.
No último triénio (2002-2004), a CP acumulou prejuízos que ascenderam a 741 milhões de euros.
Relembro que, brevemente, teremos também o TGV que promete mais velocidade. A perder dinheiro, certamente....
[fonte: Lusa via Blasfémias]
por Miguel Noronha @ 12/06/2005 12:37:00 da tarde
<< Blogue