3.11.05

O que vêem as crianças iranianas

Depois de na semana passada, através do seu presidente, preconizar a erradicação de Israel do mapa e apelar ao mundo islâmico para não tolerar a existência do estado judaico, o governo do Irão dá mais um passo para isolar o país de qualquer possível influência ocidental (via MSNBC):

40 ambassadors and senior diplomats, including supporters of warmer ties with the West, will be fired, continuing a purge of reformers as the regime takes an increasingly tough stance at home and abroad.
The diplomatic changes are part of a government shake-up by ultraconservative President Mahmoud Ahmadinejad that includes putting Islamic hard-liners in key posts at security agencies. Some Iranians believe the president also will bring back strict social policies.

Elucidativo do tipo de atitude proposta pelo regime iraniano, é este filme de animação para crianças sobre um malvado soldado israelita (coincidentemente, com o nome de Ariel) e de como dois jovens palestinianos, prontos a morrer como mártires, se integram num "grupo de resistentes" que prepara um atentado contra os bárbaros sionistas (no MEMRI, via Die Welt).
Demonstra-se, assim, o apoio que Teerão dá aos grupos terroristas que têm dificultado a vida à Autoridade Palestiniana, que necessita de os manter controlados se pretende manter-se como representante credível do território nas negociações com Israel. Não convirá ao Irão a pacificação da Palestina, com o povo a votar livremente sem a coacção extremista promovida do exterior.