28.11.05

Esquizofrenia e falta de humildade

Because liberalism is not an ideology, that is, a dogmatic lay religion, but rather an open, evolving doctrine that yields to reality instead of trying to force reality to do the yielding, there are diverse tendencies and profound discrepancies among liberals. [bold meu]


E qual é a opinião do Tiago Mendes sobre este texto onde se afirma explicitamente que o liberalismo não é uma ideologia?
Segundo os comentários no excelente A Arte da Fuga, a opinião do Tiago é favorável e não consta que na altura se tenha referido à revelação de novos segredos de Fátima.

Deixo ao Tiago a simplificação para um esquema analítico apropriado deste comportamento aparentemente esquizofrénico e ao João a investigação sobre as causas emocionais profundas.

No caso do Tiago Mendes, acredito que tenha sido induzido a este exercício aparentemente esquizofrénico pelas circunstâncias e pela sua inclinação para as definições esquemáticas e os silogismos mas já no caso do João Galamba custa-me sinceramente a crer que ele não esteja a par da longa controvérsia em torno do conceito de ideologia que, à direita, desde há muito se desenrola. Um pouco de humildade é quanto basta para evitar fazer figuras tristes e quando isso não é possível não há nada melhor do que sermos confrontados com as nossas próprias limitações.

Pela minha parte, porque não tenho a paciência do João Miranda (todos temos os nossos defeitos e este é um dos meus), está tudo dito relativamente a esta matéria. Ficam os donos do apito com a última palavra. Que lhes faça bom proveito.

Because.