2.9.05

Resultados públicos

A CP fechou 2004 com capitais próprios negativos de 1.239 milhões de euros. Este montante compara com 972,8 milhões de euros negativos em 2003, evolução que traduz o agravamento dos prejuízos da operadora ferroviária público nos últimos dois anos.
Em 2004, a CP teve um prejuízo de 265,4 milhões de euros, mais 7,4% que no ano anterior, em que as perdas somaram 247,126 milhões de euros, traduzindo um agravamento de 8% face a 2002.
Para os mais distraídos, estamos a falar da CP - Caminhos de Ferro Portugueses, EP.
Há dias soube-se que será a Rede Ferroviária Nacional - REFER, EP, outra empresa pública, a participar na expropriação dos terrenos da Bombardier na Amadora. Para lá seriam transferidos as oficinas da EMEF (sendo a CP accionista a 100%). Serão pagos 6 milhões de euros.

Numa altura em que Mário Lino, Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações baseia a decisão de avançar com o aeroporto da OTA na comparticipação privada do investimento e o avanço do TGV no "impacto negativo na economia portuguesa de não avançar com o projecto", seria bom que nos explicasse que futuro existe para o universo CP,EP.
Seria bom que explicasse aos portugueses quem são os donos daqueles prejuízos e capitais próprios consecutivamente negativos.