2.9.05

Novo PIB?

Relativamente a este ano, a previsão do Défice desceu para 6%. Tudo porque o INE aplicou uma nova metodologia estatística de cálculo do PIB, que o fez aumentar. Não se trata, por isso, de nova previsão - em alta - do valor da riqueza produzida. Trata-se, sim, duma descida do rácio Défice/PIB por razões exclusivamente matemáticas.

A dificuldade de cálculo do PIB deve-se à complexidade da economia portuguesa. Quanto mais moderna (e aberta) uma sociedade, mais complexa será a sua economia e, consequentemente, o cálculo do PIB. Deste modo, os valores apresentados para o PIB são, somente, uma estimativa.

Nota: se no cálculo do PIB é difícil retratar a acção dos agentes económicos a posteriori, sugiro que reflictam sobre a tentativa de planeamento central da economia (a priori).

Lembro, ainda, que o défice está dependente da gestão das contas públicas e da evolução económica. Ora, o aumento dos custos energéticos (encabeçados pelo petróleo) não é boa notícia para o valor real do nosso Défice Público de 2005 - no Orçamento Rectificativo prevê-se um preço médio do barril de petróleo Brent de 50,01 dólares.

PS: obrigado ao Mentat pela sugestão do tema.