2.9.05

Mudar de política

I want us to be the champion for the victims of State failure, those without hope and opportunity under the current system.


Discurso de David Davis, membro do partido conservador britânico, proferido no Centre for Policy Studies, no passado dia 4 de Julho e sugerido pelo Miguel Noronha, em 'post'infelizmente ainda não disponível nos arquivos deste blogue.

Em virtude da ineficácia do Estado Social, a esquerda socialista caiu numa armadilha. Num país em que o ensino estatal é mau, são os mais pobres, os que não podem pagar a escolas privadas, os mais prejudicados. Num país em que os hospitais públicos não têm camas para todos os doentes, são os mais desfavorecidos que se vêem obrigados a aguentar tal martírio.

Em Portugal a direita não sabe dar resposta a estes problemas. Por essa razão recorre à lógica da esquerda e acaba envolvida em profundos fracassos políticos. A direita tem de apresentar novas e diferentes soluções. Deve cortar com o passado.

Um exemplo importante é ao nível da política do ensino. A direita pode defender a substituição das escolas públicas e, em seu lugar, a instituição dos vouchers, permitindo àqueles que, sem meios, possam colocar os seus filhos nas escolas privadas. Desta forma, acabava-se com a discriminação dos filhos dos mais ricos andarem em escolas boas e os filhos dos mais pobres ficarem com as más.

No dia em que os partidos de direita mudarem de políticas, poderão apresentar-se como defensores dos mais desfavorecidos. Nessa altura, PS, PCP e BE ficarão remetidos ao lugar político que já representam: o das forças conservadoras que, a todo o custo, teimam manter-se à tona.