"A Mão Invisível"
O artigo de hoje do Professor Vital Moreira no Diário Económico é notável. Explica entre outras coisas, de modo sucinto e fácilmente perceptível duas coisas (meu bold):
1.Porque é que o Socialismo é reaccionário;
Uma das primeiras medidas das revoluções liberais na Europa, a começar com a revolução francesa de 1789, foi a extinção das corporações profissionais medievais e o reconhecimento da liberdade de profissão, que elas coarctavam.
A liberdade profissional (sem prejuízo dos requisitos para o exercício de determinadas profissões) constituiu, juntamente com a liberdade de empresa, uma das bases originárias da economia de mercado liberal.
Todavia, as corporações profissionais haveriam de ser restauradas em muitos países europeus na vaga antiliberal dos anos 20 e 30 do século passado, que assistiu à restauração de intensas formas de regulação restritiva das profissões.
2.Como o salário mínimo provoca desemprego.
Um dos traços da regulação (...) mais incompatíveis com a ordem económica comunitária é a fixação de preços dos serviços prestados, nomeadamente de preços mínimos. Muitas vezes justificada pelos interessados como meio de defesa da dignidade da profissão e da qualidade dos serviços (que seria alegadamente degradada se os profissionais começassem a concorrer nos preços), a fixação de tarifas e honorários profissionais constitui uma violação qualificada das regras da concorrência e do mercado, em prejuízo dos novos membros da profissão e dos utentes.
No fundo, o Professor é um Liberal.
por Helder Ferreira @ 9/09/2005 03:26:00 da tarde
<< Blogue