19.9.05

Live 8 (efeitos colaterais não esperados)

O chefe de Estado norte-americano instou também os países participantes na cimeira [da ONU] a alcançarem um acordo no âmbito da ronda de Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC), para reduzir subsídios agrícolas e taxas aduaneiras em todo o mundo, de forma a potenciar o comércio nos países em desenvolvimento.

«A eliminação de barreiras comerciais implicará retirar milhões de pessoas da pobreza até 2015», indicou Bush, insistindo em que «está muita coisa em jogo».

«As vidas de milhões de pessoas dependem disso», vincou.

Os Estados Unidos estão dispostos a eliminar as suas barreiras comerciais se outras nações adoptarem medidas semelhantes, afirmou o presidente, referindo-se aos subsídios que tanto o seu país como a União Europeia atribuem aos respectivos produtos agrícolas e que representam uma grave desvantagem para os produtos dos países em desenvolvimento.

(in Diário Digital, via A Arte da Fuga)

Apesar da referida medida ser a mais eficaz para combater a pobreza dos países subdesenvolvidos, as palavras de Bush pouca ressonância tiveram nos principais órgãos de comunicação social. Afinal, esta não é exactamente uma das principais exigências de Bono e Geldof...

PS: Bush, ao dizer que elimina as suas barreiras alfandegárias sobre os produtos agrícolas se outros Estados fizerem o mesmo, tentou passar a batata quente para as mãos da União Europeia e a sua PAC (Política Agrícola Comum).