25.7.05

"Prós & Contras" OTA - (IV)

O ministro das Obras Públicas frisou que "a continuação da Portela é inviável", até porque este aeroporto já tem hoje graves limitações por não cumprir o estabelecido nas normas da União Europeia em matéria de níveis de ruído. Estas limitações implicam que a Portela não possa, já hoje, funcionar durante a noite, pois o ruído afecta actualmente cerca de 150 mil pessoas. Para além disso, o actual aeroporto está já a recusar diariamente cerca de 84 voos, por falta de capacidade de resposta. A Portela corre ainda o sério risco de ser "desqualificada" como aeroporto europeu, num prazo de dez anos, precisamente por causa dos seus constrangimentos ambientais.

(in Diário de Notícias, via Causa-Nossa)

Duas hipóteses:
  1. a capacidade do aeroporto da Portela já atingiu o limite, previsto acontecer apenas dentro de uma década (se hoje já recusa 84 voos/dia)

  2. o ministro está a manipular a informação para favorecer a opção da Ota...