25.7.05

"Prós & Contras" OTA - (II)

(...)o presidente da companhia aérea Portugália, em entrevista à Renascença, lança sérias dúvidas à opção escolhida. Ribeiro da Fonseca vai mais longe e diz mesmo que a futura localização do aeroporto de Lisboa vai fazer com que o nosso país perca competitividade.
Ainda nesta entrevista, o presidente da Portugália acusa o Governo de esconder os estudos sobre a necessidade de um novo aeroporto.
Pela TAP:
"Nunca vi um estudo a justificar a Ota. Nem eu, nem ninguém na Associação Portuguesa de Transportadoras Aérea (Aportar)", disse ao DN Fernando Pinto, administrador-delegado da TAP, que considera ainda que a Ota "é longe"(...)O gestor salienta, no entanto, que face à dimensão de Portugal a nova infra-estrutura "não deve ficar longe da sua cidade principal". E considera mesmo que a Portela é a melhor localização.
Não consegui encontrar declarações de uma companhia aérea "Pró".
Será que existe algum acesso restrito e preferencial aos "estudos realizados"? É que pela certeza das afirmações do ministro, esses estudos (económicos e ambientais) existem mesmo:
«O aeroporto da Portela tem os dias contados do ponto de vista da capacidade e dificilmente ultrapassará os anos de 2014/2016», afirmou o ministro, acrescentando que para funcionar até essa data vai ter de receber «vultosos investimentos».
Segundo o ministro das Obras, Transportes e Comunicações, o aeroporto da Portela vai receber 12 milhões de passageiros este ano e prevê-se que 16 a 17 milhões em 2015, rejeitando actualmente 84 slots (espaço e horário de aterragem de aviões) por dia.
«Por isso, tomamos a decisão de construir um novo aeroporto na Ota para estar a funcionar dentro de 10 a 12 anos», afirmou.
Mário Lino garantiu que há financiamentos europeus para a construção da Ota - que considerou a localização mais vantajosa - que será um projecto «fundamentalmente privado».