11.7.05

O ladrão diz onde vai gastar o dinheiro

Do investimento total de 4,69 mil milhões de euros previsto no âmbito do Novo Programa de Incentivos à Modernização da Economia (‘Novo PRIME’), 1,5 mil milhões de euros serão de financiamento público, e dos quais 900 milhões de euros são recursos adicionais não incluídos no orçamento inicial do projecto.

Segundo o ‘Novo PRIME’ hoje apresentado na Exponor pelo ministro da Economia, Manuel Pinho, este projecto tem como propósito realinhar o PRIME com os objectivos do Plano Tecnológico, relançar o investimento empresarial e reforçar a competitividade das empresas nacionais.
Ao privilegiar algumas pequenas e médias empresas com o dinheiro dos contribuintes, o ministro Manuel Pinho fomenta a concorrência desleal e desemprego nos sectores de actividade das empresas não subsidiadas. É que o corte nas despesas públicas e nas taxas de imposto, apesar de ajudarem todas as empresas por igual, não resultam em tantos votos.

É fácil anunciar obra com o dinheiro dos outros. Díficil é vivermos com as consequências desses "investimentos públicos".