Novo segmento de mercado
Liberdade. Um conceito por todos admirado. No entanto, para muitos, demasiada liberdade é prejudicial. Há que refrear, prevenir, restringir, controlar, gerir as escolhas do indivíduo. Só assim, dizem, poderá existir uma sociedade justa, capaz de proteger os mais desafortunados - e o melhor sistema para o fazer é a Democracia...
É, segundo os seus defensores, a maioria da população adulta que decide, através do seu voto, quais devem ser os limites ao exercício da liberdade dos actuais (e futuros) cidadãos. Ora, esquecendo, por momentos, a minoria(?) que não aprovou tal programa eleitoral, convém lembrar que o voto no partido vencedor representa a aprovação de um conjunto de promessas políticas cujo cumprimento fica ao critério dos eleitos. E liberdade é, para os eleitores, um conceito vago - outros assuntos têm, por isso, prioridade. A defesa da liberdade passa a ser, para todos os partidos políticos, nada mais que uma expressão sem sentido ou aplicação real.
Porém, Liberdade é uma palavra poderosa e inspiradora. Essa é, afinal, a razão porque, em todas as comemorações do 25 de Abril de 1974, se refere à data como uma "conquista da liberdade". A Revolução de Abril foi uma ténue conquista que - para quem viveu sob o regime totalitário do Estado Novo - pode ter sido, na altura, suficiente.
Nos dias de hoje, existem pessoas a quem liberdade de expressão e liberdade de voto já não basta. Querem ser donos do próprio destino, querem ver-se livres das garras do Estado. E, porque não o conseguem, começa a surgir um nova vaga de eleitores: os descontentes e desinteressados. A classe política encontra-se, assim, num dilema comum a muitas empresas: como aproveitar o novo segmento de mercado (ainda pequeno mas com potencial de crescimento) sem descurar/antagonizar a sua base de actuais clientes?
Se o segmento continuar em crescimento, duas coisas podem acontecer: os partidos adaptam-se e/ou surgem novos partidos que substituem os antigos. Entretanto, testa-se a viabilidade futura do segmento!
por BrainstormZ @ 7/11/2005 11:08:00 da manhã
<< Blogue