13.4.05

Os feitos do nosso sistema de ensino II

Os alunos exigem também "a não aplicação da Nova Lei de Bases da Educação", que consideram ir "no sentido da progressiva privatização do ensino" (...)
Destas palavras comprova-se que é fácil implementar a doutrina socialista junto da juventude portuguesa. Tal ideologia domina, afinal, toda a sociedade - especialmente professores, políticos e comunicação social.

Mas é neles que, penso eu, reside a esperança de uma nação mais livre. A natural curiosidade e facilidade de uso das novas tecnologias (internet) potenciam o acesso dos jovens a fontes de informação dissonantes da "mensagem aprovada". Trata-se, depois, de confiar na capacidade de raciocínio lógico destes!

Assim, na eventualidade de algum por aqui passar, apresento a seguir alguns dados:
Orçamento do Ministério da Educação (2004 - pdf): 5.499.013.759 euros
Total de alunos do ensino não-superior (2003/2004 - pdf): 1.656.070 alunos
Despesa pública, média, por aluno (2004): 3.320,52 euros

É vulgar vermos manifestações de pais e alunos sobre a qualidade de ensino nas escolas públicas (maus professores, inadequadas infraestruturas, etc). Num sistema público de ensino fechar as portas a cadeado é o único protesto disponível - e com reduzidos resultados. Numa economia de mercado quem não está satisfeito deixa de pagar a propina e leva os seus 3.320,52 euros para outra escola.

A privatização do ensino significa maior liberdade de escolha.