6.4.05

Limites à concorrência

O presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), José António Silva, afirmou hoje que o primeiro-ministro se mostrou receptivo para suspender a lei de licenciamento comercial e travar a proliferação de grandes superfícies comerciais.
(...)
"Não somos contra a concorrência, mas é necessária uma harmonia no sector, porque os prejuízos afectam também os consumidores e o próprio ordenamento territorial das cidades", justificou o presidente da CCP.
Primeiro, o crescimento das grandes superfícies será "travada" pela procura. Não é rentável abrir novo shopping se não houver consumidores interessados em lá ir comprar.

Segundo, "os prejuízos afectam também os consumidores"??? Só pode ser brincadeira! Hoje temos maior escolha, horários mais alargados e melhores infraestruturas de apoio por causa das grandes superfícies. E a concorrência destas obrigou o pequeno comércio à descida dos preços. Uns estavam preparados (ex: lojas chinesas), outros não. Perdem alguns comerciantes, ganham sempre os consumidores.

Nota: é nestas alturas que dava jeito uma verdadeira Associação de Defesa do Consumidor.