Custo de oportunidade, outra vez
Hoje, no Público:Uma série de avaliações desenvolvidas nos últimos anos pelo centro de inovação Inteli, sobre o efeito Autoeuropa na economia, afasta dúvidas quer, por um lado, quanto ao elevado efeito multiplicador do projecto quer, por outro, quanto manifesta fragilidade das chamadas empresas de raiz nacional.
O "apoio público" ascendeu a 620 milhões de euros. Isto significa que a "riqueza gerada" foi cerca de 9 biliões de euros. Dado os apoios estatais terem ocorrido entre os anos de 1991 e 1996, podemos calcular, de forma simplificada, a taxa de retorno anual deste investimento público: 25%.
Os cálculos desta entidade, que se tem dedicado a implementar uma estratégia nacional para o sector e no âmbito da qual criou o Istrat, indicam que por cada euro de apoio concedido pelo Estado à Autoeuropa, esta gerou 14,4 euros de riqueza na economia, o que é considerado um valor elevado.
Ora, se é para brincar aos investimentos com o dinheiro dos contribuintes, teria sido melhor investir na bolsa portuguesa (PSI20: 41% de taxa média de retorno), espanhola (IBEX35: 43%) ou francesa (CAC40: 32%), dados bem mais fidedignos que qualquer tentativa de cálculo do montante da riqueza criada pelo sector automóvel.
Os jornalistas esquecem(?) sempre de referir o custo de oportunidade de tais investimentos que, neste caso, é o benefício que o contribuinte retiraria da riqueza que o Estado lhe confiscou.
Conforme escreveu Bastiat em 1850, é sempre mais fácil olhar para a obra do político...
por BrainstormZ @ 4/26/2005 03:28:00 da tarde
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