30.9.06

Coligação de Jandira Feghali tenta silenciar a Igreja

A Conferência Episcopal do Brasil (CNBB) publicou hoje uma nota de solidariedade para com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, na qual lamenta “profundamente” as pressões sofridas pela Igreja no âmbito da campanha eleitoral nesse Estado. Os Bispos “estranham e repudiam o cerceamento da livre manifestação da opinião de cidadãos e a intromissão em campo próprio da competência da Igreja”.

O Cardeal do Rio de Janeiro, D. Eusébio Scheid, e o Bispo Auxiliar D. Dimas Lara Barbosa foram notificados na passada segunda-feira pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para que proibissem o clero da Arquidiocese de proferir “qualquer tipo de comentário ou referência político-ideológica” durante a campanha eleitoral. Nesse mesmo dia, no entanto, o próprio TRE anulou esse decreto.

A ordem judicial surgiu após uma queixa apresentada pela Coligação “Um Rio Para Todos”, de que faz parte a deputada Jandira Feghali, relatora do Projecto de Lei que visa tornar legal a prática do aborto no Brasil durante todos os meses de gravidez. Jandira Feghali, que concorre a uma vaga no Senado pelo Estado do Rio de Janeiro, acusava a Igreja de produzir um panfleto ofensivo contra ela.