7.6.06

De Mr Bean ao caos

O Partido Popular espanhol cortou relações com o governo socialista de José Luis Rodriguez Zapatero. O líder do PP acusa o chefe do executivo de ter cedido às exigências da ETA.
Mariano Rajoy considera uma "vergonha" os contactos políticos entre os socialistas bascos e o braço político da organização separatista basca.
O líder do PP garante que vai investir "toda a energia para impedir o que considera um grave atentado contra a ordem jurídica, a legalidade democrática, o Estado de Direito e a segurança".
O primeiro-ministro espanhol, José Luís Zapatero, anunciou segunda-feira que pretende "abrir um novo espaço político" para falar sobre as negociações com a ETA.

Segundo os jornais espanhois, Zapatero e Rajoy fizeram um acordo em não abordar a questão basca durante o debate da semana passada. Quatro horas depois do fim do debate, o primeiro anunciava que tinha autorizado o PS basco a iniciar negociações com o Batasuna. Nesta questão, que sempre foi relativamnte consensual entre os partidos, Zapatero tem-se comportado (esta não foi a primeira)de modo incompreensivel. Depois da Catalunha, vem ai a Nacion Andaluza e os Galegos estão estranhamente silenciosos. Ja deu um general demitido pelo meio, ha juizes sob fogo cruzado...Pelo sim pelo não, mais vale juntar os trocos e procurar casa na Florida, na Gold Coast ou em Bangalore, porque isto vai acabar mal. Era so o que nos faltava.