O Nanny State
(Não quero deixar a oportunidade de agradecer mais uma vez o voto de confiança feito pelos Insurgentes).
Nanny State é um termo que caracteriza de forma depreciativa a intervenção do Estado em várias áreas da sociedade tais como a saúde, a educação ou a segurança. Vários burocratas que desconhecem a nossa realidade ou as nossas necessidades, reunem-se e tomam decisões que têm como objectivo final o de nos proteger... de nós próprios.
###
Em Portugal começam já a surgir sinais de que a Mary Poppins ocupa um qualquer cargo no governo e quer proibir o consumo de tabaco em locais públicos. Os proprietários de bares, cafés e restaurantes não vão poder decidir sobre o consumo de tabaco nos seus estabelecimentos.
Da mesma forma, o governo rotula os pais de incompetentes na educação dos seus filhos, já que todas as crianças têm de ser protegidas a todo o custo dos bolicaos, lays e sumois nas escolas.
O Nanny State usurpa o papel dos pais e pensa que consegue melhor do que ninguém incutir hábitos alimentares saudáveis nas crianças. Ou que consegue reduzir o absentismo escolar recorrendo a uma rede complexa de serviços que excluem à partida os pais (como se estes não desempenhassem um papel fundamental na manutenção dos filhos na escola). A maioria aceita de forma complacente estas intromissões, se bem que o preço a pagar seja caro: o enfraquecimento dos vínculos familiares e de autoridade sobre os filhos.
No que diz respeito à obesidade infantil se os pais não se envolverem desde cedo na educação dos seus filhos, de pouco ou nada serve banir os alimentos açucarados das escolas. Basta pensar nas refeições que as crianças fazem fora das escolas. E não devemos esquecer a possibilidade das crianças ou jovens criarem um mercado negro de doces, seguindo as leis da oferta e da procura, assim como já fazem em algumas escolas nos Estados Unidos.
Então, o que se segue? Vasculhar todas as mochilas? Banir a venda a menores destes alimentos em cafés e supermercados? Proibir os anúncios dos Phoskitos durante o intervalo dos Morangos com Açúcar? Por muitas estratégias que os burocratas apresentem, por muito dinheiro que gastem, os erros alimentares devem ser corrigidos sobretudo em casa pelos pais, o mais cedo possível.
Em nome do bem-comum, as escolhas do foro privado são cada vez mais reguladas e taxadas pelo Nanny State. Mas de certeza que os indíviduos fariam melhores escolhas no que diz respeito à saúde e à educação se tivessem de lidar a sério com as consequências dos seus actos ou da forma como educam os seus filhos.
por Elise @ 5/16/2006 08:43:00 da manhã
<< Blogue