31.5.06

Descubra o erro

Carlos Graça, delegado de Beja da IGT [Inspecção-Geral de Trabalho], explicou à agência Lusa que "foram inspeccionadas três propriedades de montado na zona de Almodôvar e detectados 42 trabalhadores em situação ilegal de trabalho não declarado, a totalidade das pessoas fiscalizadas".(...)
"Há casos de trabalhadores que, durante o Verão, deixam os seus empregos para ganhar dinheiro extra a tirar cortiça e casos de pessoas que estão a receber subsídio de desemprego, rendimento de inserção ou reformas por invalidez", exemplificou.
Segundo Carlos Graça, durante a campanha da cortiça, entre Maio e Agosto, um trabalhador pode ganhar até 10.500 euros, "dinheiro que simplesmente não é declarado".(...)
"Trata-se de acções que pretendem fiscalizar uma actividade não declarada em absoluto, tirando-a da economia subterrânea", explicou.

[AMR]
Onde está o erro?
Em cada um tentar, da melhor maneira que pode e consegue, assegurar a sua subsistência e nesse processo eximir-se a entregar parte do pouco que ganha ao estado que o irá "socialmente redistribuir"?
No aproveitamento de todas as possibilidades de ser subsidiado pelo estado, nem que isso signifique omitir dados (sobre rendimentos sazonais, p.ex.) que dificilmente os serviços públicos podem comprovar?
No descontrolo e multiplicação das políticas sociais do estado, dos subsídios de toda a espécie que concede e que requerem a cobrança de impostos à maior base possível?