7.3.06

Substituição do SNS

Os hospitais privados já reagiram ao anúncio do aumento das taxas de moderadoras nas urgências, lembrando que o melhor para a concorrência seria mesmo a substituição do Sistema Nacional de Saúde [SNS].

A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), que representa mais de 50 hospitais e clínicas privadas, afirma em comunicado oficial que «defende um sistema de saúde que assuma características de pluralidade de prestação, competitividade, eficiência e liberdade de escolha, da unidade de saúde e do médico. Só de um sistema com estes contornos, assente na liberdade de escolha geradora da concorrência, como acontece em vários países europeus, poderão resultar maiores benefícios para os cidadãos.»
De notar que a APHP não está a defender a liberalização do mercado de cuidados de saúde - tal implicaria, por exemplo, a livre entrada de concorrentes. Este comunicado defende apenas a inclusão dos seus associados num sistema estatal de saúde. Trata-se, portanto, de um bom começo. Mas ainda insuficiente.