6.3.06

Here we go again...

"A ideia de termos uma Constituição Europeia não está morta. Para a Europa ir mais além, precisa de um tratado constitucional e se não pode ser com base no actual texto, então será com um texto melhorado"(...)"para haver uma Europa forte", esta "precisa de ter um tratado constitucional, com objectivos políticos, económicos e diplomáticos claros".
"Espero que, durante a presidência finlandesa [que se inicia no segundo semestre deste ano], a União Europeia tenha já encontrado um caminho para sair desta crise institucional. É inviável pensar que o actual texto do tratado constitucional pode ser ainda alvo de acordo pelos 25 Estados-membros"(...) a nova solução do Tratado Constitucional, "que resultará do diálogo entre os Estados-membros, deve ser baseado e inspirado no actual texto, pois se assim não fosse, estaríamos a pôr de lado um esforço feito por muita gente, que fez um texto base, que é um bom texto para a Europa"

[RR]
O primeiro ministro português foi até à Finlândia em busca de inspiração tecnológica e sai-se com estas declarações. O seu colega finlandês, para mostrar que neste desígnio europeu o seu país está na rectaguarda (uma vez que a vanguarda andou pelos resultados dos referendos francês e holandês), defendeu que o novo texto deve "apenas conter alterações marginais face ao actual".
Se era para isto, mais valia não ter lá ido...