9.3.06

Adivinhem quem paga?

A Air Luxor revelou esta quinta-feira que o Supremo Tribunal Administrativo deu razão à transportadora aérea no diferendo que esta mantém com o Estado português quanto ao afastamento da companhia do concurso para operar a rota dos Açores. A Air Luxor vai agora pedir uma indemnização de 105 milhões de euros(...)O diferendo data de 2001, quando o Ministério do Equipamento Social indeferiu a proposta apresentada pela Air Luxor para a operação da rota Lisboa/Porto-Ponta Delgada

[DD]
Quem foi beneficiado não terá agora de se preocupar com os €105.000.000. Os agentes do estado, aqueles que na altura assumiam o papel de planear e cuidar da economia para que nenhum tumulto a perturbasse no seu inexorável percurso (ou neste caso, vôo), não terão de se preocupar com os €105.000.000. Os actuais governantes irão dizer que se trata de mais um exemplo da má gestão anterior.
Os contribuintes, todos nós, irão ter de compensar esta empresa por o estado ter criado barreiras à entrada neste mercado. Neste caso, o sistema judicial, considerou que os decisores representando o estado foram ainda mais longe ao infringir a lei na tentativa de controlarem a economia. Se continuarmos a ter governantes que pensam poder tratar a economia como um processo em que, dominando as regras e adivinhando o que se passará num determinado mercado, são omniscientes no seu planeamento e atingirão sempre os objectivos programados, mais casos deste tipo acontecerão.