27.2.06

Ah! Mas... Afinal...

Leio o título da notícia do DE e fico agradavelmente surpreendido:

Espanha opõe-se às medidas 'anti-dumping' sobre o calçado propostas pela CE

Seria possível que, entre os socialistas espanhóis, houvesse quem se preocupasse em não criar barreiras proteccionistas à entrada de produtos que podem ajudar a diminuir o peso deste item no orçamento das famílias?
Nããã...
Bastou ler o resto da notícia.
Afinal, o que ele quer é que a Comissão aumente as tarifas sobre a importação e inclua ainda mais tipos de calçado. Afinal, o que ministro quer é evitar o acesso dos seus eleitores a preços mais baixos. Afinal, os governantes da fortaleza Europa estão também preocupados com o financiamento que os contribuintes dos países em desenvolvimento da Ásia atribuem aos seus produtos para que estes sejam mais baratos para os consumidores europeus, colocando de fora algumas empresas europeias.
Claro que o ministro espanhol e o seus colegas europeus não seguem o raciocínio até ao fim e não concluem que também eles atribuem subsídios a alguns produtos europeus que colocam produtores doutras zonas do planeta fora do mercado (não é esse o resultado da PAC?). Embora não reconhecendo a causa, reconhecem os efeitos e por isso atribuem mais subsídios aos países mais pobres. Afinal, deixar o mercado internacional (a indústria, a agricultura e o comércio) funcionar é que não pode ser. Afinal, para que serviriam então os ministros da indústria, agricultura ou economia?