20.1.06

Salas de chuto

O presidente do Instituto das Drogas e da Toxicodependência (IDT) [João Goulão] garantiu hoje que há abertura por parte do Governo para criar "salas de chuto", considerando ser possível programar a sua execução ainda este ano.

(...)

João Goulão entende as salas de injecção assistida como "uma porta de entrada para um sistema de tratamento", afirmando que a sua criação deve ser sempre entendida no âmbito da redução de danos. Considerando a sua criação "útil", o responsável acrescentou que a sua concretização apenas depende da vontade política do Governo.

"Há enquadramento legislativo que permite a sua criação, apenas falta o pontapé de saída que será desencadeado na sequência de uma manifestação clara de vontade política", disse.
Apesar da injecção de drogas ser uma escolha pessoal de cada indivíduo, a maioria da sociedade portuguesa decidiu proibir o seu uso. Agora, há quem queira obrigar os portugueses a financiar, via impostos, o apoio a esta prática que, julgo, continua a ser considerada ilegal...