23.1.06

Assegurar a manutenção da aristocracia

O Prof. Vital Moreira, além de lembrar os abstencionistas de esquerda que a derrota de ontem (a de Alegre ou Soares? as duas?) é culpa deles, apresenta o seu desapontamento com a "despromoção" que será a presidência de Cavaco - será esse o "problema":

É ele suceder a quem sucede: 10 anos de um presidente maior do que o País (Mário Soares); 10 anos de um dos presidentes mais cultos e "aristocratas"(no verdadeiro sentido da noção) que já tivemos (Jorge Sampaio). Ter agora um presidente que não ultrapassa os limites de uma cultura economista e tecnocrática é uma enorme sensação de despromoção...

Não consigo entender o porquê da constante referência aos conhecimentos de economia como desqualificativo para um cidadão poder exercer o cargo presidencial. Há um aparente desprezo por quem construiu uma vida profissional ligada à área económica, podendo tal conceito ser extensível a todos os que se afirmaram como gestores e empresários, o que os terá impedido de serem iluminados pela cultura humanista (quererão dizer socialista?) e os tornaria, portanto, incapazes de terem conversas e ideias civilizadas (como Soares tentou imputar a Cavaco).
Seria bom que fosse facultada a todos os portugueses a lista de formações e conhecimentos requeridos aos candidatos para que assegurem a manutenção da "aristocracia" presidencial.