Cavaco Silva, o planeador
Via A Arte da Fuga, entrevista de Cavaco Silva ao Jornal de Notícias:Problema grave é o da deslocalização de empresas estrangeiras. Nessa matéria, o presidente pode ajudar?
O actual presidente Jorge Sampaio é criticado por intervir muito pouco. Considerando que Cavaco Silva parece querer ser o novo primeiro-ministro socialista, qual será, para os liberais, o "mal menor"?
Há uma coisa que pode ser feita em Portugal, que eu sei que já foi feita noutros países. Podia existir um responsável do Governo que fizesse a lista de todas as empresas estrangeiras em Portugal e, de vez em quando, fosse falar com cada uma delas para tentar indagar sobre problemas com que se deparam e para antecipar algum desejo dessas empresas se irem embora, para assim o Governo tentar ajudá-las a inverter essas motivações. Tem de ser um acompanhamento com algum pormenor que deveria ser feito por um secretário de Estado especialmente dedicado a essa tarefa.
Vai propor isso ao Governo?
Já o estou a propor aqui.
Onde é que isso foi feito?
Na Áustria, em relação a empresas que queriam mudar para outras paragens. Mas também noutros países, tenho a lista completa. Por outro lado, o investimento estrangeiro em Portugal está muito bloqueado. O presidente não pode fazer alguma coisa para ajudar a desbloquear? Se ajudar a aumentar o clima de confiança já faz alguma coisa. Esta é a fase em que Portugal devia concentrar o investimento estrangeiro nas chamadas médias empresas e internacionalizar.
PS: sugere-se a Belmiro de Azevedo a venda do grupo Sonae a investidores estrangeiros de modo a esta beneficiar do referido especial tratamento.
por BrainstormZ @ 12/27/2005 01:33:00 da tarde
<< Blogue