Blogosfera nacional: os meus destaques (à direita)
Aproiveito a deixa do Miguel para complementar o meu balanço do ano blogosférico com algumas referências a blogs de direita (ou que pelo menos não são de esquerda). Para além dos cinco nomeados nas Insurgenciais, há vários outros blogs que na minha opinião marcam 2005.
Mais à direita, segui (e sigo) com particular interesse o notável Último Reduto (leio sempre com gosto o Pedro Guedes mesmo quando não concordo com ele, o que acontece frequentemente), o literato Pasquim da Reacção (muito bem complementado em termos de sugestões de leitura pela Revista de Teoria Política) e o muito promissor Combustões (superiormente "alimentado" por Miguel Castelo-Branco).
Pela regularidade e qualidade mantida ao longo de 2005, destaco também o Lóbi do Chá, o Faccioso e o Tomar Partido. O Abrupto, A Origem das Espécies e o o Sobre o tempo que passa mantêm-se como blogs individuais de referência, uma tarefa nada fácil num meio em que a necessidade de constante actualização favorece os blogs colectivos.
No que diz respeito aos blogs no feminino (sou pouco progressista em questões de género pelo que esta é uma categoria autónoma), para além da indispensável Miss Pearls, saliento o Eclético e o It's a perfect day... Elise! (belo título para um blog...).
Finalmente, quanto a novidades, o Blue Lounge e o Portugal Contemporâneo marcam inequivocamente o final de 2005; dois spin-offs de luxo do Blasfémias, que continua a ser o mais notável caso de sucesso da blogosfera nacional apesar da (compreensível mas nem por isso menos reprovável) escassez de referências e interesse por parte dos media tradicionais.
por André Azevedo Alves @ 12/31/2005 02:37:00 da manhã
<< Blogue