O mercado, o neoliberalismo e a CIA
Demoraram pouco mais de uma semana a começar a acusar o mercado e o liberalismo económico pelos problemas em França. Nada que não se estivesse à espera e não fosse Jirinovsky ter-se antecipado, mais uma semana e leríamos (ainda pode acontecer) sobre a culpa do Bush, do Pentágono e da Halliburton nisto.
Hoje no DN é a vez Medeiros Ferreira.Terá falhado a escola, a economia, a sociedade de acolhimento? O urbanismo falhou certamente, com a política de solos e um desordenamento territorial que fazem das grandes urbes, como Paris e Lisboa, cidadelas sitiadas e cercadas por arredores intranquilos. Enfim, o mercado, na sua adolescente desconformidade. O milagre só pode vir de uma intensa intervenção pública na matéria. Os que querem remeter o Estado para o reduto da ordem pública são insensatos sociais.
O mercado. Dos PDM's, da lei das rendas, dos bairros sociais, do crédito bonificado, dos realojamentos, do financiamento das Câmaras Municipais? Da "política de solos" e do "ordenamento territorial"? Qual destes "mercados"?
"O milagre só pode vir de uma intensa intervenção pública na matéria" Em substituição do quê? De si mesma?
por Helder Ferreira @ 11/08/2005 04:35:00 da tarde
<< Blogue